Utilidade da Psicologia Positiva na Sociedade
Jordana Youness
A psicologia positiva é um campo relativamente novo dentro da psicologia que se concentra no estudo das emoções positivas, forças de caráter e resiliência psicológica, com grande crescente em quesitos como popularidade e reconhecimento nos últimos anos.
Os princípios da psicologia positiva podem ser úteis em diversas áreas da sociedade, incluindo:
✔ Saúde mental: as abordagens da psicologia positiva podem ajudar os indivíduos a desenvolver maior resiliência e habilidades de enfrentamento e melhorar seu bem-estar geral, além de desenvolver uma vida com significado e felicidade genuína, alargando seu potencial humano.
✔ Educação: A psicologia positiva pode ser usada para melhorar o aprendizado e a motivação e promover uma cultura escolar mais positiva, através do desenvolvimento de habilidades de comunicação, educação emocional, investigação do estado de flow e mindfulness.
✔ Local de trabalho: Os princípios da psicologia positiva podem ser aplicados ao local de trabalho para criar um ambiente de trabalho mais positivo, ao investigar a fundo as habilidades da equipe e suas fragilidades, visando sempre o florescimento em prol da cultura do local, focando em fortalecer as chamadas "soft skills" que são um conjunto de habilidades e competências relacionadas ao comportamento humano. Afinando a comunicação interpessoal com o objetivo de melhorar o bem-estar e o desempenho dos funcionários.
✔ Envelhecimento: A psicologia positiva pode ser usada para ajudar os indivíduos a envelhecer bem, através do olhar aprofundado da gratidão, sentido de vida, perdão e escuta ativa, valorizando possíveis manifestações de espiritualidade. O objetivo da psicologia positiva na idade avançada consiste em ajudar esses sujeitos a se identificarem como - não só reduzir a dor - como as potencialidades do amadurecer, utilizando das forças pessoais, como a Sabedoria. E assim, promovendo um envelhecimento saudável e melhorando a qualidade de vida nos anos posteriores.
✔ Cuidados de saúde: A psicologia positiva pode ser usada para melhorar os resultados e a satisfação do paciente e aumentar a eficácia das intervenções de saúde. Ao tirar o foco apenas da doença e ao colocar luz também as capacidades positivas - resiliência, afetos positivos, significado, atenção plena, é possível que um paciente possa mitigar dores físicas e contribuir efetivamente no seu próprio tratamento e cura.
No geral, a psicologia positiva oferece uma abordagem proativa baseada em pontos fortes para o bem-estar pessoal e social que pode ser benéfica em uma variedade de configurações.
Para aprofundar-se no seu autoconhecimento baseado na ciência do Bem-estar e da Felicidade, a Psicologia Positiva, agende sua consulta.

